Ansiedade infantil: 7 formas de como identificar!

A ansiedade infantil é mais comum do que você imagina, de fato, isso ocorre entre 5 e 21% da população hoje. A boa notícia é que, como adultos, temos muitas possibilidades de ajudá-los, em nossas mãos temos muito do que as crianças precisam ser capazes de diminuir seus níveis de estresse e ansiedade.

Como perceber que uma criança está tendo ansiedade?

Existem diferentes tipos de estresse ou ansiedade que uma criança pode apresentar, e é importante que você possa diferenciar entre quatro coisas diferentes:

  1. Excesso de estresse e tensão física;
  2. Aparência de medos “normais” de desenvolvimento;
  3. Ansiedade de separação;
  4. Transtorno de ansiedade: episódios de pânico, preocupação obsessiva, fobias ou ansiedade generalizada.

1. Excesso de estresse ou tensão física

Quando uma criança tem excesso de estresse ou tensão física, ela se manifestará com dores de cabeça, crises muito frequentes e difíceis de acalmar, cansaço, falta de apetite, irritabilidade, problemas de sono (diferente de como ele já estava dormindo) raiva (golpear ou jogar coisas com muita intensidade), problemas digestivos e até mesmo alergias cutâneas, dificuldade em se concentrar em algo de interesse (as crianças têm limites de concentração de 15 minutos e não esperamos mais delas nos primeiros anos ). Entre outros.

2. O medo normal do desenvolvimento

Por outro lado, há medos normais ao longo do desenvolvimento da criança, como o medo de estranhos, a escuridão, ficar sozinho e até a morte por volta dos 8 ou 9 anos, o medo de alguns animais ou sons… etc. Esses medos mostram que eles estão percebendo mais coisas, são normais e, em teoria, não devem durar muito tempo. Quando esses medos fazem muito do que você faz normalmente ou impedem que você esteja em paz por um longo período de tempo ou não há como acalmá-lo, então você precisa de atenção porque provavelmente está desenvolvendo uma fobia ou transtorno de ansiedade.

3. Ansiedade de separação

Então, há ansiedade de separação, que é completamente normal, começando em torno de 8 meses de idade até 2 ou 3 anos de idade. Ou seja, eles sentem angústia quando um de seus pais ou a figura com quem eles geraram o apego, afasta-se ou desaparece. Essa ansiedade de separação é muito diminuída se você explicar ao filho o que está acontecendo e se você é ensinado sobre como as coisas que desaparecem continuam, mesmo que você não as veja, além de ter um tempo de qualidade com ele onde toda a atenção possível é paga mesmo por 10 minutos por dia.

4. Distúrbios de ansiedade

E, finalmente, os transtornos de ansiedade já ocorrem quando uma criança tem mais de 6 meses com sintomas como preocupação, irritabilidade, medos, angústia, evitação de problemas que o impedem de realizar sua rotina normal, sintomas físicos recorrentes, como dor de cabeça, problemas digestivos, problemas de sono e mais constantes, birras e irritabilidade, mas, mais duráveis ​​e frequentes ou, quando comendo demais ou fazendo algum comportamento de forma compulsiva e quase adictiva, e quando mostra uma tolerância muito baixa à frustração de quando as coisas não vão do jeito que ele quer, ou uma inclinação excessiva ao perfeccionismo, a preocupação com sua escola ou desempenho social, entre outros.

Neste artigo, iremos compartilhar especificamente as causas e o que você pode fazer sobre o estresse e a ansiedade em geral.

7 dicas para diminuir a ansiedade infantil

1. Primeiro, fique calmo 

Para ajudar a criança é importante que você não se culpe demais pelo que está vivendo, que você aceita que já é um fato que você está tendo estresse ou ansiedade e que não se repreende mais e melhor, você gera consciência do que pode fazer para ajudá-lo a partir de agora.

Também não se envergonhe, o fato de as crianças terem ansiedade hoje é um sintoma de que, como sociedade, precisamos mudar muitas coisas que não funcionam bem e enfocar melhor em modificar tudo o que já não está funcionando em sua família ou dinâmica diária, e lembre-se de que você pode aproveitar isso para incluir em você e em sua família novas práticas emocionais, físicas e mentais que ajudarão a todos. A ansiedade no pequeno da família pode ajudar a criança a melhorar muitas coisas que não estavam funcionando.

2. Fale com ele, escute mais

Muitas vezes, os pais se sentam e “conversam” com seus filhos, conversar e conversar e dizer-lhes o que fazer, explicando o que está errado e o que eles têm que fazer para estar bem, usando uma linguagem muito básica de boa ou má e acreditando que seus filhos vão mudar com isso.

Isso não funciona assim, na verdade, é um pouco o contrário. É sobre você sentir-se e ouvir, e descobrir o mundo imenso e incrível que está acontecendo dentro de seu filho, não importa quantos anos você tem. Se ainda não tem linguagem, sente-se no chão, no seu quarto e deixe-o jogar o que quiser enquanto o observa e entra em contato com ele tentando sentir e entender o que está acontecendo. Então, acompanhe-o, ouça-o e gerencie suas próprias emoções que se movem quando dói vê-lo passar por isso, mas não quer fingir que você não sente, que o medo é fraco ou que é errado se sentir assim, você sentirá isso, e é “estranho” se sentir assim, quando aceitamos isso, você também sentiu medo em algum momento de sua vida.

Faça com que ele veja, que você também sente, mas aprendeu… aceite o que sente e use para superar momentos difíceis, encontrar sua própria força, conhecer a si mesmo e descobrir o que é capaz de fazer… Para ajudar a criança, será importante que você se lembre dos momentos de sua infância, onde você se sentiu semelhante e pergunte-se o que eu gostaria que meus pais fizessem? E então… não hesite e faça, provavelmente é o que seu filho precisa.

3. Explique o que você está sentindo, sem censurar ou minimizar o que você está falando

Esclarecer o que está acontecendo com você, como se você fosse seu próprio espelho, é muito útil. Tudo o que você percebe que está sentindo, refletir, porque ele ou ela não sabe o que é sentir e descobri-lo e dar-lhe palavras ajuda muito a começar a gerenciá-lo. Imagine a angústia de sentir muitas coisas dentro e não saber o que é isso.

4. Ajude a canalizar o que ele sente

Você pode fazer isso com uma folha e cores, dizendo-lhe para desenhar o que ele sente. Também pode ser que eles vão para um lugar onde eles podem gritar com toda a sua frustração, raiva ou medo, se eles têm medo de fantasmas ou monstros, você pode acompanhá-los para abrir a porta. Trata-se de canalizar o que sente e encarar o que sente, para que também possa relaxar e até chorar. Se você já tem muita linguagem e pode expressar o que sente com suas próprias palavras… bem, melhor, mas às vezes você precisa de outros recursos.

5. Compartilhe o que é a realidade

Por isso, queremos dizer que você identifica o que é o medo ou a preocupação que está tendo, e que você vê o que é a distorção ou o que não é verdade dentro desse medo, e não é sobre você dizer “seu medo não é verdade “, Mas ajude-o a descobrir por que não é verdade no presente. A ideia é que, mais do que contar, você o acompanha ao descobrir a verdade além do que ele pensa que pode acontecer, e que ele alcança pensamentos mais realistas e flexíveis, para descobrir a realidade sem aumentar a proporção de medos.

6. Ensine-lhe o quão incrível é viver no presente

As crianças já sabem como estar no presente, mas de repente, eles começam a aprender a fugir dele, e trata-se de ajudá-lo a retornar ao que ele já sabe fazer desde que ele nasceu, e que juntos eles gostam de atividades no presente.

Tente falar sobre o que está acontecendo no momento e não tanto sobre o que aconteceu ou sobre o que vai acontecer, porque muitas vezes somos os adultos que os separam do presente, nós os interrompemos em suas atividades e em vez de nos conectar com eles conversamos e falamos sobre o que fizemos ou vamos fazer.

Conecte-se com seu filho em atividades onde você não precisa ser “sobre ele ou ela” direcionando, delimitando, gritando … etc. Sair para a natureza, sair da rotina, fazer algo diferente que não envolve “estímulo-estímulo de escape”. Tente procurar atividades como patinar, andar em bicicleta, ir a algum lugar para nadar para contemplar algo da natureza… tirá-lo da rotina de tecnologia-tarefas-demandas, etc.

7. Modifique sua dieta de alimentos e tecnologia

Convido você a refletir sem cair em excessos ou obsessões, mas considera que é muito importante reduzir a quantidade de açúcar e corantes na dieta infantil, bem como reduzir radicalmente o tempo que passam na frente de uma tela. Essas duas coisas estão intimamente relacionadas com o estresse, ansiedade e déficit de atenção em crianças, e é bastante química, ao nível do cérebro, que o açúcar, corantes e telas, têm um efeito não muito agradável no cérebro .

Além disso, imagine. Uma criança é criada para ser ativa durante todo o dia, é através do movimento físico que conecta os neurônios em seu cérebro e ele aprende, mas nós pedimos que eles consomem mais açúcar, ainda mais energia e não usá-lo ou gastá-lo enquanto eles estão sentados na frente de uma tela. o resultado? uma dinamite dentro que não sabe como sair, e é aí que vêm a angústia, o e desespero.

É muito importante que crianças de 50 a 80% do dia estejam em movimento e que sua dieta é equilibrada, não permitindo passar mais de 4 horas sem alimentos, porque então o açúcar cai e isso também gera desequilíbrio. E que você remove de seu armário todos os alimentos que trazem corantes e açúcar adicionado. Você verá a diferença.

 

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